sábado, 7 de maio de 2016

NOTA DO COMCULT CONTRA CALÚNIAS PROFERIDAS EM ENCONTRO TERRITORIAL E SETORIAL DE CULTURA

O Conselho Municipal de Cultura, COMCULT, vem a público repudiar os ataques caluniosos e mentirosos a ele dirigidos por ocasião da reunião territorial da Liberdade, nas pessoas de: José Nascimento e Neto de Nanã; e da reunião setorial de Cultura Popular do  Sr. Eduardo representante do Bumba-meu-boi Mirantes da Ilha e da senhora Domingas Pestana, membro suplente deste conselho que para justificar sua omissão e descumprimento da sua função de conselheira usa de mentiras para atacar membros do conselho com o intuito exclusivo de manchar a imagem do conselho municipal que nunca pactuou com sua tentativa de obter benefícios na condição de conselheira.

 Embora não tenha recebido por parte do poder público a estrutura e os meios capazes de melhor desenvolver o seu trabalho e dialogar com a sociedade, o COMCULT tem apresentado um trabalho em prol da cultura da cidade de São Luís onde se destacam: 
  • Todo o processo de mobilização das representações da cultura para construção conjunta do Plano Municipal de Cultura; 
  • Monitoramento da programação municipal do Carnaval 2015 e 2016; 
  •  Apresentação do relatório deste monitoramento de 2015 no seminário promovido pelo órgão executor da política municipal de cultura; 
  • participação na elaboração das Leis 5.918 e 5.921/14 que regulamentam o Sistema Municipal de Cultura - SMC e inclui São Luís entre os municípios brasileiros aptos a pactuar com o o Sistema Nacional de Cultura através do Pacto Federativo para a Cultura;
  • Participação junto com órgão gestor da instituição do Fundo Municipal de Cultura; 
  • Realização junto com a FUNC (2015) do Fórum Municipal de Cultura que validou a participação de São Luís, estranhamente esquecida nos fóruns coordenados pela antiga gestão do Conselho Estadual e SECMA, no Fórum Estadual de Cultura, a Pré-Conferência de Cultura e recentemente
  • Acompanhamento do processo do edital "Rede de pontos de Cultura" que investirá dois milhões de reais na cultura da cidade e também da Chamada Pública do projeto de Revezamento da Tocha Olímpica de São Luís.
 Todas essas iniciativas, que aparentemente estão incomodando e contrariando interesses particulares, visam ampliar a participação dos produtores culturais e da sociedade civil na elaboração da política de cultura e dar transparência aos processos na tentativa de sepultar as antigas "políticas de balcão" ou "de pires na mão". 
 
 Às  portas de realização da 5ª Conferência Municipal de Cultura de São Luís é muito sintomática a ação destas e de outras pessoas que querem desmobilizar e esvaziar a 5ª CMC desmotivando a participação, especialmente da Cultura Popular, e tentando desmoralizar o COMCULT pela intimidação, confronto público atos que não iremos permitir.

 O nosso compromisso de zelar pela cultura da cidade, ampliar a participação social e as possibilidades de ação nas atividades e investimentos realizados pelo Órgão Gestor da Cultura. Primamos também pela lisura do processo de transição do processo para a nova formação do Conselho Municipal de Cultura - COMCULT - para que este seja tão aguerrido e responsável quanto foi a gestão que encerra seu exercício em 2016 na defesa de uma política cultural de fato republicana e que atenda ao interesse público do setor cultural da nossa cidade.



Atenciosamente

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO LUÍS


Claudia Matos - Presidente do Conselho Municipal de Cultura e representante de Instituições Artísticas, Cietíficas e Lúdicas (Teatro, Dança, Circo e similares)

Bruno Rogens - Secretário do Conselho Municipal de Cultura representante do segmento Cultura Digital

Isoneth Lopes Almeida - Conselheira Municipal de Cultura Representante do Sistema S.

Raffaele Petrini - Conselheiro Municipal de Cultura representante do audiovisual

Iolanda Lima de Jesus - Conselheira Municipal de Cultura representante do Patrimônio Imaterial
 
João Belfort - Conselheiro Municipal de Cultura representante do Patrimônio Imaterial

 Zulene Marques, Conselheira Municipal de Cultura representante da SEMCAS






5 comentários:

  1. Membros do Concult vocês estão de parabéns,trabalhar com a estrutura que o poder público sede e o que estão conseguindo, todos tem meu respeito.Parabéns Conselheiros.

    ResponderExcluir
  2. Membros do Concult vocês estão de parabéns,trabalhar com a estrutura que o poder público sede e o que estão conseguindo, todos tem meu respeito.Parabéns Conselheiros.

    ResponderExcluir
  3. obrigado,Helmar,as dificuldades não nos impediu de lutar por uma melhor cultura,o que nos deixa estarrecido são essas calunias de pessoas que não conhecem as nossas lutas

    ResponderExcluir
  4. obrigado,Helmar,as dificuldades não nos impediu de lutar por uma melhor cultura,o que nos deixa estarrecido são essas calunias de pessoas que não conhecem as nossas lutas

    ResponderExcluir